quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Visita Institucional

Na aula do dia 30 de Outubro, a turma contou com a apresentação de uma parte dos alunos sobre o tema : Visita Institucional. O texto usado como base foi o das autoras Heloise Elaine Pereira e Rosilene de Fátima Pollis - “ A Visita Institucional como instrumento técnico-operativo do Serviço Social no Ministério Público do Paraná.

Nos foi apresentado uma situação fictícia de Visita Institucional a um abrigo, que apresentada irregularidades, como violação dos direitos humanos dos abrigados e a Instituição passaria por uma visita para fiscalização das condições oferecidas aos usuários do serviço prestado.

Foram elencados para  quais motivos se deve realizar uma Visita Institucional:

1) Compreensão da subjetividade do coletivo;

2) Analisar e conhecer a situação vivida por determinados grupos sociais, para ao final emitir uma opinião técnica a respeito;

3) Realizar um estudo social - “ que consiste numa utilização articulação de vários outros instrumentos, como a entrevista( individual ou conjunta), a observação, a visita (domiciliar ou institucional) e a análise de documentos

Objetivos

Levantar elementos da realidade institucional do ponto de vista do Serviço Social para apuração de irregularidades;

Realizar análise quanti-qualitativa dos serviços prestados pela Instituição;

De acordo com o texto, deve- se : “ conhecer e compreender mudanças havidas na dinâmica interna de determinadas instituições, bem como avaliar o impacto dessas alterações no atendimento prestado por tais instituições aos seus usuários”.

Como a prática do assistente social é orientada pelo agir da competência teórico-metodológica, ideo-política e técnico-operativa, o profissional deve atuar com a articulação com a rede de serviços: - “ de modo a permitir um constante aperfeiçoamento dos serviços prestados à população”.

Antes de se realizar a Visita Institucional, o profissional deve planejá-la, procurar informações sobre o que motivou a realizar o estudo social, quem são os usuários do serviço prestado, contexto histórico do território que se insere e quais as demandas postas tanto pelos usuários como as demandas para que a visita fosse realizada.

As autoras informam no texto apresentado, que em situações de inspeção/fiscalização não há necessidade de comunicação e ou agendamento da visita. Consideramos que para que se comprove a realidade da insituição nesses casos e sua veracidade de condução do trabalho realizado.

Os recursos materiais a serem utlizados são de suma importância, são eles: verificação dos documentos  disponíveis - “ a capacidade de vagas, histórico, território, para a coleta de informações minuciosas”.

Para concluir, o posicionamento correto do profissional de Serviço Social é fundamental para uma boa Visita Institucional, por isso é important que se conheça qual o perfil dos usuários a serem entrevistados, para que não se estabeleça uma relaçao preconceituosa com ele. O assistente social pode dificultar ou facilitar o seu canal com os usuários e para isso deve atentar-se para que não haja uma despersonificação dos usuários, levar em conta a individualidade de cada um e devemos cobrar para  que a instituição também a respeite.

                                                                                             (Geisa Delfino)

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