De acordo com o que foi abordado na aula do dia 11/09/2014 sobre metodologia qualitativa, podemos fazer uma breve discussão sobre a importância desta metodologia.
A metodologia qualitativa é alvo de
muitas críticas, pois esta não é objetiva e afirma que não há a possibilidade
de neutralidade, o que vai contra o pressuposto amplamente propagado e
utilizado na metodologia quantitativa, já que esta, por ter uma abordagem
positivista, empirista e funcionalista reivindica a neutralidade do observador
e indica que a subjetividade presente na análise qualitativa comprometeria a
objetividade da ciência.
Partindo da mesma opinião que o Professor Eduardo Mourão da Escola de Serviço Social, deve-se atentar na importância das duas pesquisas e usá-las juntas para adensar a pesquisa. Segundo Eduardo Mourão no seu livro ‘Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar’: “[...] na perspectiva do paradigma da complexidade, sugere-se optar sempre por estudos mistos. Através da estratégia chamada de triangulação, se busca superar as limitações particulares aos dois tipos polares de pesquisa [...] aumentando o rigor da pesquisa” (p.160).
Partindo da mesma opinião que o Professor Eduardo Mourão da Escola de Serviço Social, deve-se atentar na importância das duas pesquisas e usá-las juntas para adensar a pesquisa. Segundo Eduardo Mourão no seu livro ‘Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar’: “[...] na perspectiva do paradigma da complexidade, sugere-se optar sempre por estudos mistos. Através da estratégia chamada de triangulação, se busca superar as limitações particulares aos dois tipos polares de pesquisa [...] aumentando o rigor da pesquisa” (p.160).
Dito isto, destacarei a importância da
metodologia qualitativa, porém não será feito de modo a desqualificar a
metodologia quantitativa, mas com o intuito de ir contra as críticas feitas a
ela.
Sendo
assim, podemos dizer que ao privilegiar os microprocessos sociais, a
metodologia qualitativa faz um exame mais intensivo dos dados, há um recorte do
universo mais amplo para buscar elementos mais profundos daquele processo. Além
disso, essa metodologia permite associar vários instrumentos de pesquisa e
técnica.
Para visualizarmos melhor o que foi dito, utilizarei do seguinte exemplo (que foi até abordado na sala de aula): sabe-se que houve um aumento do número de pessoas que recebem o bolsa família, o que no primeiro momento podemos pensar que mais pessoas estão conseguindo ter o mínimo para uma vida um pouco mais digna e estão sendo retiradas da categoria de indigentes. Porém, será que essa informação é suficiente para sabermos se realmente a qualidade de vida dessas pessoas aumentou? A meu ver, isso não basta. Se fizermos uma análise qualitativa dessa questão, iremos aumentar a proximidade com o pesquisado, entraremos no mundo daquelas pessoas e poderemos intensificar nossos dados. Provavelmente, iríamos ver (algo que já temos o conhecimento) que mesmo que o Bolsa Família esteja atendendo um maior número de pessoas, ele não aumenta necessariamente a qualidade de vida da pessoa que o recebe. Exemplo: aquele sujeito que não tinha nada para comer, agora se alimenta de alguma coisa (o que é um avanço), entretanto, esse alimento muitas vezes não é rico em nutrientes essenciais para aquela pessoa. Portanto, com a análise qualitativa aprofundamos melhor a questão e, a partir disso, podemos aprimorar um programa, entendendo as reais necessidades de uma população, etc.
Para visualizarmos melhor o que foi dito, utilizarei do seguinte exemplo (que foi até abordado na sala de aula): sabe-se que houve um aumento do número de pessoas que recebem o bolsa família, o que no primeiro momento podemos pensar que mais pessoas estão conseguindo ter o mínimo para uma vida um pouco mais digna e estão sendo retiradas da categoria de indigentes. Porém, será que essa informação é suficiente para sabermos se realmente a qualidade de vida dessas pessoas aumentou? A meu ver, isso não basta. Se fizermos uma análise qualitativa dessa questão, iremos aumentar a proximidade com o pesquisado, entraremos no mundo daquelas pessoas e poderemos intensificar nossos dados. Provavelmente, iríamos ver (algo que já temos o conhecimento) que mesmo que o Bolsa Família esteja atendendo um maior número de pessoas, ele não aumenta necessariamente a qualidade de vida da pessoa que o recebe. Exemplo: aquele sujeito que não tinha nada para comer, agora se alimenta de alguma coisa (o que é um avanço), entretanto, esse alimento muitas vezes não é rico em nutrientes essenciais para aquela pessoa. Portanto, com a análise qualitativa aprofundamos melhor a questão e, a partir disso, podemos aprimorar um programa, entendendo as reais necessidades de uma população, etc.
Por fim, retomo que uma pesquisa mista
(qualitativa e quantitativa) de determinado fenômeno, oferece ao estudo uma visão
mais completa, já que a pesquisa qualitativa pode suprir limites da
quantitativa e vice-versa.
(Marcela Negrões)
*Este texto é referente a aula do dia 11\09\14.
(Marcela Negrões)
*Este texto é referente a aula do dia 11\09\14.
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