quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Movimento de Ruptura do Serviço Social - Método BH


A dimensão prática não pode se desvincular da teórica, do contrário, os instrumentos serão utilizados de forma conservadora, já que estes potencializam a técnica, que por sua vez será utilizada para atingir uma finalidade. Diante desse processo histórico e metodológico a entrevista torna-se um instrumento fundamental na relação usuário/ profissional, sendo esta analisada não apenas individualmente, mas também no coletivo funcionando de forma integrada.

Marilda Iamamoto (2004) chama a atenção ao observar que ao contrário do que pensa o senso comum sobre a profissão; como limitada à reprodução da pobreza; o que se propõe dos profissionais é uma ação educativa e preventiva junto aos trabalhadores e suas famílias.
Segundo V. de P. Faleiros (1981) o Serviço Social requeria um novo dimensionamento teórico-político que contribuísse efetivamente para a melhoria do cotidiano, passando a ter uma visão política de interação e intervenção.
Diante dessa nova realidade profissional; J. P. Netto (2005) diz que o Serviço Social tradicional conservador entra em erosão, investindo numa nova condição, de “agente da mudança”, abandonando o posto de “apóstolo” ou mero executor das políticas sociais. 
A intenção de ruptura ocorrida durante a década de 70 foi uma das tendências no processo de Renovação do Serviço Social; teve como marco o Método BH, apresentado como uma nova alternativa de intervenção, com abordagem coletiva, mobilizadora e organizada; para Barroco (2006) o Método deu consciência para o profissional, atribuindo- lhe a condição de trabalhador, que apropriou- se da realidade social e colocou o trabalho como elemento fundamental da vida social.

O Serviço Social brasileiro de hoje caracteriza-se fundamentalmente pela herança do Movimento de Reconceituação com base teórica marxista, já que segundo Netto (2005) seria impossível imaginar um profissional crítico sem esta herança, mesmo sabendo da pluralidade ideológica e teórica próprias da categoria.


                                                                         
                                                                                    (Carol Barretto dos Santos)
   
*aula referente ao dia 21\08\14

Nenhum comentário:

Postar um comentário